OS SEGREDOS DE COMO FALAR BEM EM PÚBLICO
Sabe como controlar o medo e aumentar a sua autoconfiança?
Conheça-te a ti mesmo e já estará no início dessa jornada sensacional!
O primeiro desses segredos está em você. É isso mesmo, e acontece quando ao aumentar a sua autoconfiança você descobre seu próprio estilo e aprende como aprimorá-lo. Fácil, não? Sim, desde que você se conheça e se sinta capaz de fazer uma apresentação que seja natural, criativa e marcante ao mesmo tempo.
Parece até que estamos andando em círculos, não é? Apenas parece, mas não é. Porque se o nosso foco é a autoconfiança, passaremos pelo autoconhecimento que é onde você descobre seu estilo de comunicação. Há uma ponte que liga o autoconhecimento à autoconfiança.
Vejamos o que se passa no seu pensamento que pode construir a autoconfiança ou aumentar ainda mais a falta dela. Por exemplo, antes de fazer uma apresentação o que é que você pensa?
“Que oportunidade fantástica para mim é essa apresentação. Que legal! Já sinto a alegria que vai ser quando chegar a hora. Vou falar muito bem e todos irão gostar”
Ou você pensa:
“Porque fui aceitar fazer essa apresentação? Não gosto de falar em público. Nunca fui bom nisso, pelo contrário, é um estresse, sempre foi um desastre. Vai ser horrível. Quem poderia falar no meu lugar?”
O primeiro exemplo constrói cada vez mais a autoconfiança, principalmente porque junto com esses pensamentos a pessoa começa a se lembrar de situações em que se saiu muito bem, de momentos agradáveis e vitórias. Ela passa literalmente a vivenciar e experimentar novamente aquelas sensações de reconhecimento, prazer e realização.
Já o segundo exemplo demonstra alguém que ainda não conhece os próprios recursos, porque todos nós possuímos os recursos internos que precisaremos para chegarmos ao sucesso ou realização dos nossos objetivos.
Todo bom profissional precisa ser em primeiro lugar, um bom comunicador. E principalmente se você precisa fazer apresentações, dedique um pouco do seu tempo para diariamente construir a sua autoconfiança.
Antes de estruturar a sua apresentação e também todas as vezes que a insegurança vier, reserve 10 minutos e com calma pergunte-se:
“Quais são os objetivos que já realizei na minha vida?”
Lembre-se dos momentos em que conseguiu conquistar algo que você queria muito, suas vitórias, uma viagem marcante, ou ainda uma situação difícil que você superou. Por exemplo, quando você passou no vestibular ou outro concurso. Junte várias dessas situações, veja as imagens e delicie-se com elas como se estivessem acontecendo agora. Sinta visceralmente esse prazer.
Quanto mais fizer isso mais autoconfiante vai ficar, porque são fatos, experiências que mostram o quanto você é capaz. Fica mais fácil repeti-las no presente. A partir disso treine e treine bastante.
O autoconhecimento e a autoconfiança não são os únicos recursos que você precisa ter para fazer uma ótima apresentação. Sozinhos eles não irão resolver totalmente o problema, mas sem eles, você mesmo se bloqueia. Quer saber de outros segredos para falar bem? Acompanhe nossos posts ou faça o curso conosco, vai ser gratificante contribuir para o seu sucesso!
Com carinho
Vera Venâncio
Venha conhecer e praticar ainda muito mais!! Para que esperar? Invista em você, faça a sua inscrição!!
Curso ORATÓRIA com PNL – Como fazer apresentações de sucesso. Acesse aqui o programa do curso de oratória
Veja as próximas datas na Agenda
Deixe seu comentário